EXPOSIÇÃO

A exposição do MHNT ocupa atualmente cerca de 600 m2, além de um auditório para exibição de filmes e palestras.A exposição do MHNT ocupa atualmente cerca de 600 m2, além de um auditório para exibição de filmes e palestras

 

O trajeto da exposição procura conduzir o visitante numa seqüência cronológica através das Eras e Períodos geológicos, mostrando os principais fósseis e eventos que contam a história evolutiva do nosso Planeta.

 

No início do Paleozóico todos os grandes grupos animais (Filos) já estavam presentes e viviam apenas nos mares. No meio do Paleozóico com o surgimento dos “anfíbios”, os vertebrados passam a habitar a terra, mas só no final desta Era, com o aparecimento dos “répteis” é que os vertebrados realmente dominam o ambiente terrestre.

 

No mesozóico, grandes pterossauros e dinossauros, como Velociraptor, Abelisaurus, Carnotaurus e o notável Tyrannosaurus rex podem ser apreciados pelo público. Outra grande atração, representando o Cretáceo Inferior, é a coleção de fósseis que mostra a diversidade de peixes e insetos da Chapada do Araripe, Ceará

 

Ao entrar no Cenozóico, o visitante é atraído pela imponente presença do esqueleto do Paraphysornis brasiliensis, gigantesca ave que viveu no local há cerca de 23 milhões de anos. Na seqüência o crânio do maior jacaré de todos os tempos: o Purussaurus brasiliensis, que atingia quase 20 metros de comprimento e viveu na Amazônia Ocidental há cerca de 7 milhões de anos.

 

A evolução do homem é contada por meio de vários crânios de hominídeos, dispostos em uma seqüência simples e didática. O Pleistoceno, época das grandes glaciações, mostra os gigantes deste período: macrauquênia, toxodonte, preguiça gigante, mastodonte, tigre-dente-de-sabre e seus contemporâneos.

 

Entrando no Período atual, o Holoceno, uma rica coleção de aves, mamíferos e répteis é representada por animais taxidermizados e esqueletos.

Diorama da Mata Atlântica

Dois grandes dioramas são exibidos: o Vale do Paraíba selvagem e a Mata Atlântica na Serra do Mar, mostrando detalhes da paisagem, da fauna e da flora desses ecossistemas vizinhos.